Consumo

Banco de tempo – uma forma de consumo colaborativo

Você já ouviu falar do banco de tempo? O conceito é relativamente novo aqui no Brasil e vem ganhando mais adeptos a cada dia. Ele é um movimento que estimula a troca de serviços sem utilizar o dinheiro.

Isso mesmo! Vem ao encontro do mercado que estamos acostumados. Como uma forma solidária, ele encoraja a troca do seu tempo.

Na prática, é usado o tempo como moeda. Não tem distinção da atividade que você se dispõe a fazer, ou seja, as horas possuem o mesmo valor.

Você tem uma habilidade, presta algum serviço ou tem experiência em uma área. Entrando em um banco de tempo você se inscreve e se outra pessoa precisar da sua mão de obra, digamos assim, ela entrará em contato. Quando realizar o trabalho você receberá em forma de horas, créditos que pode usar para quando precisa de algum serviço.

Um exemplo seria eu que sou fisioterapeuta disponibilizar uma hora de atendimento gratuito de drenagem linfática. Como pagamento receberei em tempo para algo que eu precise, poderia ser fazer as unhas ou alguém andar com meus cachorros.

Outro princípio bacana é que cada hora vale o mesmo. Não faz distinção de trabalho, afinal estamos trocando horas da nossa vida e todas possuem a mesma importância! Uma hora com um profissional graduado em alguma área tem o mesmo valor que alguém que se dispõe a ler para uma pessoa impossibilitada.

Essa iniciativa além de ter uma ação “anticapitalista”, valoriza todas as pessoas e estimula a solidariedade e união. Sem competições, é um lugar com espaço para todos.

É um pensamento de abundância. De dar e receber, assim como crescer em comunidade. Voltar ao que antes já era feito e permanece em muitos locais, principalmente em pequenas cidades e comunidades.

Aqui no Brasil alguns sites e aplicativos já funcionam assim e está dando certo para muita gente. Existem também grupos no Facebook para cidades específicas. Escolhi dois sites de banco de tempo e um aplicativo que já testei, mas no último link estão mais opções de sites nessa linha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s