Organização

Planejando o futuro: aposentadoria

 

planejando aposentadoria

Alguns anos atrás quando iniciei na minha vida profissional uma das minhas principais preocupações era em relação à minha aposentadoria. Muitos jovens só deixam para pensar quando estão mais velhos. Não foi o meu caso.

Acredito que a visão que aprendemos na fisioterapia é ter um olhar diferente para o idoso e uma das maiores questões é como o plano de saúde vai ficando mais caro a cada ano. Muitos levam tudo que eles ganham de aposentadoria. Então sempre pensei em me planejar e não depender somente do governo na minha velhice.

Esse ano de 2018 teve como um dos assuntos mais comentados a reforma da previdência e a realidade é que essa reforma irá afetar diretamente a vida de quem está trabalhando e quer se aposentar um dia e também dos já aposentados.

Uma coisa é fato, o sistema atual não vai se sustentar por muito tempo. Dito isso, o atual presidente tem uma proposta de reforma e o presidente eleito tem outra que até então tenho visto comentários de ser mais rígida.

No YouTube já vi alguns vídeos de economistas explicando melhor como será se a reforma for aceita. Recomendo que assista se você está pensando em começar a poupar para o futuro de forma independente.

Então resolvi compartilhar com vocês como eu estou me planejando para cuidar mais das minhas finanças e também da minha aposentadoria.

Tracei algumas metas:

  1. Controlar ganhos e gastos (controlarei com o planner);
  2. Liquidar dívidas;
  3. Separar 10% de tudo que eu ganho para minha reserva de emergência;
  4. Separar 20% para aposentadoria (quando alcançar 6 salários da reserva passo para 30% para aposentadoria);

É importante não contar com esse dinheiro e ser disciplinado no investimento que você escolher. Eu aplico no Tesouro Direto (o canal Me Poupe! é ótimo e tem milhares de videos sobre). Quem é entendido no assunto diz que o melhor é não deixar o dinheiro em um único lugar sabe. De qualquer forma é importante estudar bastante para saber o que fazer com o seu dinheiro.

Cada um precisa fazer a conta de quantos anos quer parar de trabalhar, o valor necessário para seu sustento e quanto você precisará economizar para chegar nesse valor. No Google você pode encontrar sites com calculadoras super fáceis para fazer a conta.

Ter o futuro garantido é a melhor forma de dormir tranquilo!

Anúncios

3 comentários em “Planejando o futuro: aposentadoria

    1. Sim Gio, infelizmente! Se por um lado uma parcela da população não percebe a importância de se planejar, outra grande parte não consegue poupar ganhando tão pouco, É uma realidade triste de todas as formas!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s